Tipos de vidro anti reflexo e como funciona

Para atenuar o reflexo que as luzes naturais e artificiais podem causar em objetos como telas, porta-retratos, painéis, quadros e vitrines, por exemplo, a utilização de um vidro anti reflexo é recomendada na confecção desses e de outros objetos que fazem parte do dia a dia de grande parte da população. Durante a fabricação desse tipo de vidro, o material é submetido a um tratamento especial que retira o brilho da sua superfície, atenuando o reflexo da luz.

Hoje em dia, no Brasil, é possível encontrar dois tipos de vidro anti reflexivo: o importado e o nacional. No caso do vidro importado, é aplicada uma película no material durante o processo de fabricação, para diminuir o reflexo de luzes naturais ou artificiais. Já no caso do vidro fabricado nacionalmente, o material é composto por microtexturas que possuem uma grande capacidade de difundir as luzes.

Onde é possível utilizar vidro anti reflexo

A utilização de um vidro anti reflexo é indicada, especialmente, em locais que necessitam de uma proteção para um determinado produto ou espaço e, ao mesmo tempo, precisam manter uma visualização extremamente nítida do que está sendo protegido. Entre os locais e situações onde costuma-se utilizar esse tipo de vidro, é possível destacar:

  • Museus;
  • Exposições;
  • Bibliotecas;
  • Vitrines de lojas.

Nesses locais, é comum encontrar obras de artes, livros e documentos, assim como roupas e sapatos, entre outros acessórios e objetos, que estão expostos para a observação dos visitantes e dos compradores, mas, ao mesmo tempo, devem ser preservados e protegidos dos possíveis prejuízos (rasgos, manchas, desgastes) que uma ação como o toque ou agentes externos como poeira e umidade, por exemplo, podem ocasionar acidentalmente.

Vidro deve oferecer resistência e segurança

O vidro anti reflexo, além de atenuar o reflexo das luzes naturais e artificiais, permitindo um excelente nível de visualização, deve ser um produto altamente resistente. Por esse motivo, é fundamental que as lojas especializadas e vidraçarias que realizam a confecção e a comercialização desse tipo de produto possam oferecer um produto de alta qualidade aos clientes que, no momento em que precisam escolher onde comprar o vidro, devem avaliar a origem do material e comparar os preços cobrados.


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende vidro anti reflexo:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende vidro anti reflexo: