Aplicações do vidro insulado na construção
Sendo ainda pouco conhecido por quem não é da área da engenharia civil ou arquitetura, o vidro insulado é um dos melhores no que diz respeito a isolamento acústico e térmico, sendo uma ótima opção para quem vive em centros de cidades e até mesmo hospitais.
Ele é também chamado de vidro duplo e tem uma das composições mais diferentes. Para ser produzido o vidro insulado conta com duas placas de vidro que são unidas por um perfil de alumínio. Entre elas, é introduzido ar desidratado ou gás argônio, além de um hidrossecante que irá impedir que após pronto o vidro embace.
Todas essas partes são fixadas através de uma dupla selagem que evita que ocorra uma troca gasosa entre o interior da estrutura e o meio externo e garante a sua estabilidade.
Variações do vidro insulado
Não existe apenas um único vidro insulado e isso acontece porque ele pode ser confeccionado com diferentes tipos de vidro, ou seja, na sua confecção pode ser usado vidro temperado e laminado, ou vidro impresso e laminado e muito mais.
Isso é definido de acordo com as necessidades do local e para determinar quais são as matérias-primas que serão utilizadas na fabricação é feito um estudo sobre o ruído presente naquela região. Dessa forma, se descobre o nível de resistência ideal e também a espessura que as placas terão.
Além disso, existe também o vidro insulado com persiana interna, sendo ele uma excelente opção por quem busca diminuir um pouco a entrada de luz no ambiente, deixando o espaço mais privativo e fechado.
Vantagens e formas de utilização
O vidro insulado é considerado pelos profissionais da área uma excelente matéria-prima, isso porque ele conta com uma série de vantagens tal como:
- Alta resistência;
- Boa durabilidade;
- Auxilia na luminosidade do espaço;
- Possui baixa necessidade de manutenção.
Graças a essas características o vidro insulado conta com múltiplas formas de aplicação e é muito usado em aeroportos, estúdios de gravação, hospitais, casas noturnas e até residências que ficam localizadas em áreas muito barulhentas. Assim ele pode ser aplicado em janelas, fachadas, fechamentos de salas e portas.