Aprenda o que é espelho veneziano
Todos, sem exceção, já assistiram a um filme de princesa alguma vez na vida. Mas apenas alguns devem ter notado que, na maior parte dos casos, as personagens são sempre acompanhadas de um objeto indispensável no contexto da história, que é o espelho. Note, contudo que não é um modelo qualquer, mas sim o chamado veneziano.
Criado na cidade italiana de Veneza no século XIV, o espelho veneziano era dono de molduras trabalhadas que traziam, entre outras coisas, desenhos de arabescos e formas arredondadas. Por essa razão, era um produto caro e utilizado apenas pela classe nobre.
Conheça os tipos de espelho veneziano
Hoje a realidade desse produto é bem diferente. Claro que ele ainda tem valor, mas seu uso foi democratizado e é visto em todas as classes sociais. Outro ponto é que a modernidade lhe conferiu diversos modelos, os quais podem ser:
- Provençal: Tem um estilo clássico e tradicional, mas é bem-vindo em diversos tipos de decoração;
- Oval: Traz detalhes florais na sua estrutura;
- Retangular: Permite maior reflexo de luz natural e pode ser instalado em ambientes maiores;
- Mandala: Sua estrutura é rica em detalhes florais.
Conhecidos os modelos mais encontrados do espelho veneziano, agora é chegado o momento de aprender onde esse tipo de produto é mais aplicável. Esse assunto, portanto, é a pauta do próximo tópico.
Onde aplicar e limpeza do espelho veneziano
Pelas explicações anteriormente passadas já se viu que este é um produto que pode ser inserido nas mais diversas decorações e nos mais variados cômodos. Mesmo assim, ele possui os ambientes em que são mais indicados. São eles:
- Banheiro;
- Salas de estar e jantar;
- Quarto;
- Hall.
Muito bem. Estes enfim são os locais de maior usabilidade do espelho veneziano. Para que ele ofereça todo seu requinte por mais tempo, é preciso que seja muito bem cuidado. Por isso, a limpeza é o que garantirá a vida útil do objeto. Por isso, para higienizá-lo você deverá:
- Deixar a água morna correr pela superfície, pois ela ajuda na limpeza;
- Não use produtos ácidos. Eles danificam a estrutura do espelho veneziano;
- Prefira os produtos neutros de limpeza de vidro;
- Use palha de aço fina para a remoção de sujeiras.
Com essas informações você poderá fazer com que seu espelho veneziano seja até mesmo uma espécie de relíquia da família. Afinal, com o devido cuidado o material pode durar por longos anos.