Vidro temperado azul: como escolhê-lo

Os vidros temperados são bastante versáteis. Sua aplicação pode atender inúmeras necessidades, de modo que podem encontrar serventia e aplicação em janelas, paredes, portas e divisórias, fazendo parte de ambientes como salas, cozinhas, quartos, banheiros, escritórios e varandas.

O vidro temperado azul, assim como outros tipos de vidros temperados, ajuda a aproveitar melhor a claridade do ambiente, uma vez que consegue explorar melhor a luz, seja ela natural ou artificial.

Além disso, o vidro temperado azul é muito resistente, sem contar que é bastante seguro. Isso porque ao sofrer impactos muito fortes o vidro estilhaça sem criar cacos pontudos, reduzindo os riscos de acidentes e de machucar pessoas. Por isso, é considerado como vidro de segurança e é bastante aplicado em diversos tipos de objetos como em boxes, prateleira, pratos, entre outros.

A escolha do vidro temperado azul deve considerar tamanho, espessura, peso, e a finalidade para a qual será empregado, sendo estes fatores determinantes para se definir espessura, formas de fixação, altura de instalação e outros parâmetros importantes e pré-estabelecido por normas.

Vidro temperado azul: variações de cores e seu uso para decorações

Os vidros temperados podem ser encontrados em diferentes tipos de tonalidades. Dessa forma, é possível encontrar o vidro temperado azul, marrom, verde, fumê e bronze.

Vale lembrar que o tratamento colorido do vidro temperado também pode acabar servindo como proteção solar, ajudando a manter o equilíbrio térmico do ambiente. Porém, recomenda-se que seja considerado o efeito que a coloração do vidro pode provocar no espaço em que será instalado, pois pode interferir na decoração ou ainda afetar a luminosidade do ambiente, tornando-o mais escuros do que o esperado.

Com relação a decoração, o vidro temperado azul pode ser aplicado em:

  • Janelas;
  • Boxes de banheiro;
  • Portas;
  • Guarda-corpo;
  • Tampos de mesa;
  • Coberturas, degraus, divisórias.

A aplicabilidade do vidro temperado azul é muito vasta. Apesar de apresentar a tonalidade azul, este vidro não deixa de ser translúcido, contribuindo para criar a sensação de amplitude do espaço, dando a impressão de que o lugar é maior do que realmente é.

Vidro temperado azul e suas características

Como o vidro temperado azul apresenta forma de fabricação similar ao do vidro ordinário, ele resguarda também propriedades análogos do material. Submetido a altas temperaturas em um forno de têmpera, seguido de um rápido resfriamento, por meio de jatos de ar, o material apresenta maior resistência aos impactos. Quando comparado ao vidro comum, as formas de vidro temperado podem ser até cinco vezes mais resistentes.

Por isso, uma vez moldado, não possível realizar modificações em seu perfil, de modo que cortes, furos e lapidações não podem ser feitos no vidro temperado azul. Dessa forma, particularidades de projetos e formas devem ser considerados e analisados antes do vidro passar pelo processo de têmpera.


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende vidro temperado azul:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende vidro temperado azul: