Como descartar vidro quebrado com segurança

O vidro é um elemento utilizado para diversas finalidades, mas e quando ele é quebrado? Como jogar fora sem que os cacos machuquem a pessoa que terá contato com esse vidro no lixo? Existem formas de descartar o vidro com segurança, pensando também na sustentabilidade. Colocar o vidro quebrado no lixo reciclável é uma responsabilidade sua também, afinal o material demora cerca de 10 mil anos para se decompor no meio ambiente, por isso a enorme importância do reuso dele.

Quais são os materiais mais utilizados para o descarte consciente?

  • Caixa de papelão;
  • Garrafa PET;
  • Jornal;
  • Plástico Bolha.
O descarte geralmente é feito com o vidro envolto em folhas de jornal ou plástico bolha e colocados dentro da caixa de papelão, esta é a forma mais comum. Outra forma que se tornou popular com um vídeo publicado por garis que tem um canal sobre o dia a dia nas ruas, é o descarte feito com a garrafa PET. Dividindo a garrafa no meio e colocando os cacos do vidro quebrado dentro de uma metade e fechando a garrafa depois com fita adesiva.

Como destinar o vidro quebrado corretamente?

O vidro é sim um material reciclável, mas muita gente o confunde com lixo eletrônico, monitores de computador e televisão com a tela quebrada são comumente encontradas no lixo reciclável, por exemplo. As pessoas às vezes por não saberem onde descartar deixam ali pensando que está fazendo a sua parte, mas isso não acontece, porque a finalidade desse tipo de lixo é outra.
Outro tipo de coisa muito encontrada em lixos destinados à reciclagem de vidro, são as lâmpadas fluorescentes. Elas só podem ser descartadas em locais específicos, pois possuem resíduos tóxicos, que se soltam e podem prejudicar a natureza. Antes de descartar esse tipo de vidro quebrado, o ideal é que a pessoa busque informações e descubra os locais adequados existentes na cidade.
Já as lâmpadas incandescentes por não terem esses tipos de resíduos, podem ser descartadas no lixo comum, pois mesmo assim não podem ser recicladas, por conta de partículas de metal que fazem parte de sua composição. As lâmpadas incandescentes vêm sendo cada vez menos utilizadas, pois elas deram lugar para as fluorescentes e as de LED que não deixam vidros quebrados sem aproveitamento para trás.

Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende vidro quebrado:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende vidro quebrado: