Vidro cortar vidro laminado: é possível fazer isso?

O vidro laminado é produzido para oferecer mais segurança a quem o obtém. Ele é composto por duas ou mais placas de vidro unidas por uma ou mais camadas intermediárias de PVB, EVA ou resina. Quando quebrado o vidro laminado produz o efeito de uma teia de aranha, quando o impacto não é totalmente suficiente para furar o vidro, mantendo os estilhaços presos na camada intermediária entre as placas.

Onde o vidro laminado é utilizado?

O vidro laminado pode ser utilizado em diversas situações por sua característica de segurança e resistência, por contar uma camada de um polímero que segura o vidro, não permitindo que ele se estilhace se voe para os lados durante uma quebra. Alguns tipos de utilização são curiosos, mas nos mostram a importância desse vidro. Olhe alguns dos lugares onde eles são mais comuns:

  • Proteção contra roubos em vitrines de lojas;
  • Proteção contra a queda de vidro quebrado de fachadas de edifícios;
  • Pavimentos ou escadas de vidro;
  • Proteção contra a entrada forçada;
  • Resistência a terremotos;
  • Furacão e resistência ao impacto;
  • Proteção contra bombas ou outras explosões.

É possível cortar vidro laminado?

Assim como o vidro comum, cortar vidro laminado em geral utiliza a mesma técnica. Porém, é necessário estar atento, e tomar alguns cuidados. Apenas chapas feitas com vidros não processados podem ser cortadas, ou seja, ele não pode ser cortado se uma das laminas tiver passado pelo processo de têmpera.

Para cortar vidro laminado, a escolha certa é fazê-lo de forma automática com máquinas específicas, mas em caso de emergência o vidro laminado pode ser cortado com cuidado para que seja feito de forma correta.

Para isso é necessário o cuidado de usar uma régua limpa onde vai cortá-lo utilizando um riscador manual dos dois lados para que o corte coincida, por fim, flexione a chapa para baixo de forma a destacá-la, até a área cortada das laminas abrir e corte a película intermediária com um estilete. Mas para isso dar certo é preciso ter cuidado com a camada intermediária do vidro. Evite passar produtos químicos ou queimá-la, pois isso pode comprometer a integridade do produto, causando a sua delaminação, ou seja, a separação das laminas de vidro com a chapa.


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende cortar vidro laminado:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende cortar vidro laminado: