Você sabe qual é a composição química vidro?

O vidro é feito de uma mistura de matérias-primas naturais. Hoje, muito comum na nossa civilização por poder ser moldado e utilizado de várias formas, como em garrafas, janelas, portas, fachadas, escadas, armários, entre tantas outras coisas que vemos e usamos no nosso dia-a-dia. A composição química vidro foi descoberta por acaso e os registros de sua utilização existem desde 7.000 a.C. pelos povos fenícios, sírios e babilônios.

A sua fabricação continua sendo feita com as mesmas matérias-primas há milhares de anos. A diferença veio com o tempo que acelerou e facilitou o processo com o avanço da tecnologia, dando assim, maior diversidade para o uso do produto, que podemos ver em todos os lugares. Ou seja a composição química vidro continua a mesma, mas a tecnologia ajudou bastante.

Afinal, do que o vidro é feito?

A composição química vidro pode ser composta por muitas substâncias, por isso existe a facilidade de criar os mais variados tipos de vidros que são oferecidos no mercado. Porém, as substâncias mais comuns e que não podem faltar para a fabricação do vidro são: areia, calcário, barrilha (carbonato de sódio), alumina (óxido de alumínio), óxido de cálcio e corantes ou descorantes. Os tipos de vidros são variados para todo tipo de uso, pois apesar de partirem da mesma base, possuem composições diferentes, com outras substâncias. E entre eles existem cinco grupos mais utilizados na fabricação que são:

  • Vidro de soda-cal;
  • Vidro de Sílica fundida ou quartzo;
  • Vidro de borossilicato;
  • Vidro de chumbo;
  • Vidro de silicato de alumínio.

E como ele é fabricado?

O processo básico da fabricação do vidro pode ser produzido de forma industrial ou artesanal desde que tenham todos os equipamentos necessários para sua fabricação. Para fazer o vidro, toda a matéria-prima é colocada em um misturador. O que sai de lá é levado a um forno de fusão, que está aquecido em aproximadamente 1700ºC, onde toda a mistura se transforma em vidro, pelo efeito do calor.

Depois, ele é conduzido a maquina de conformação, que é utilizada de acordo com o tipo de vidro que está sendo criado. Após os processos, a peça de vidro deve ser resfriada lentamente até chegar a temperatura ambiente, aliviando as tensões que surgem durante a conformação e tornando a peça mais resistente e durável, ideal para todo tipo de uso na sua casa.


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende composição química vidro:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende composição química vidro: