Dúvidas e esclarecimentos sobre vidro temperado corta

Na vidraçaria existem diversos tipos de vidros, inclusive, muitas dúvidas surgem nesse meio, e uma delas é se vidro temperado corta, por isso, neste artigo todas as interrogações e dúvidas serão esclarecidas sobre o assunto. A nível de curiosidade, a pergunta se vidro temperado corta ou não é muito frequente neste meio, porque por ser um vidro altamente resistente e seguro, pouco se sabe se existe a possibilidade de cortar ou não esse tipo de vidro.

Primeiramente, a fim de esclarecer a dúvida sobre vidro temperado corta de uma vez por todas: não, o vidro temperado não pode ser cortado, devido ao processo de têmpera, etapa importante em que o vidro é passado para que seja caracterizado como temperado. Por isso, é importante fazer todas as medidas com calma e muita atenção, pois uma dimensão anotada errada e o produto será totalmente perdido e terá que ser feito outro novamente.

O vidro temperado corta e seus processos

É primordial entender quais são os processos e etapas do vidro temperado corta e assim compreender melhor o porquê que ele não corta. A princípio, o vidro temperado corta é mais caro do que o vidro comum, justamente devido a sua fabricação ser diferente dos outros vidros. No processo da têmpera, o vidro é colocado em temperaturas bem elevadas e em seguida é rapidamente resfriado, caracterizando-o como vidro temperado corta.

O vidro temperado corta está na categoria de vidros de segurança e por isso não corta. Apesar disso, existem diversas vantagens ao adquirir esse tipo de produto como:

  • Dura mais tempo;

  • Altamente resistente e seguro;

  • Caso quebre, estourará em pedaços bem pequenos;

  • É menos cortante comparado aos outros.

Por ter essas características e benefícios, o vidro temperado corta é usado especificamente para parabrisas de automóveis, boxes de banheiros, portas de seguranças para bancos, em sacadas e coberturas em áreas externas, vitrines de lojas, estufas e portas de refrigeradores, entre outros.

Resistência e durabilidade

Ao optar em adquirir esse tipo de produto, é importante ter sempre em mente o quão essencial é saber todas as medidas do que se quer fazer, com muito cuidado e atenção, pois foi possível entender o motivo pelo qual não existe a possibilidade de cortar esse tipo de material, por ser altamente resistente.


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende vidro temperado corta:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende vidro temperado corta: