Vidro na natureza

Antes de ser processado o vidro na natureza encontra-se espalhado no meio ambiente. Sua composição conta com diversos elementos disponíveis na natureza em abundância, o que confere ao material boas condições de fornecimento para sua produção, além de conferir baixos custos para o vidro.

Atualmente o vidro na natureza, após passar pelo processo de produção, consegue ser moldado em diferentes formatos. Novas técnicas de fabricação, a combinação de elementos e a descoberta de novos materiais permitiram que o vidro adquirisse novas propriedades e aplicações.

Pensando nisso, é possível verificar a presença deste material em diversos objetos domésticos, eletrônicos, automobilísticos e também ornamentais. Por fim, a presença do vidro na natureza adquiriu novos espaços e passou a ser muito utilizado na construção civil, fazendo parte de muitos projetos de arquitetura e de design de ambientes, seja de maneira decorativa ou estrutural.

Vidro na natureza: composição e reciclagem

A composição do vidro na natureza conta com um conjunto de elementos que podem ser encontrados em abundância na natureza. Dentre os elementos encontrados na composição do vidro estão:

  • Areia;
  • Calcário;
  • Barrilha;
  • Feldspato;
  • Sulfato de sódio;
  • Dolomita.

Além de ser produzido por meio de elementos encontrados em quantidades abundantes, o vidro na natureza conta com a vantagem de ser totalmente reciclável. Desse modo, o material pode ser usado e, posteriormente, utilizado como matéria-prima para fabricação de novos vidros, sem que haja perda de qualidade ou pureza do produto feito.

Além disso, existe a chance de reutilizar o material, de modo que nem seja necessário a realização de todo processo de reciclagem e produção. No processo de reciclagem deve ser feito a devida triagem dos elementos, de modo que materiais de cores distintas devem ser agrupados em diferentes categorias.

Quais tipos de vidros podem ser encontrados em nosso cotidiano?

Apesar do vidro na natureza apresentarem basicamente a mesma origem, existem algumas distinções com relação ao processo de fabricação e também de composição que permitem a produção de material que atenda a diferentes necessidades.

Sendo assim, é possível encontrar aplicação do vidro para produção de embalagens, objetos domésticos, eletrodoméstico, eletrônicos, automóveis e também na construção civil, ajudando na estrutura e decoração de alguns ambientes.


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende vidro na natureza:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende vidro na natureza: