Procurando descobrir mais sobre o vidro matéria prima

O vidro é um material com origens incertas, mas provavelmente começaram a surgir com os povos da antiguidade. No Egito, já foram encontrada peças que provavelmente seriam as primeiras peças de vidro e espelho que o homem se tem notícia. Atualmente o vidro matéria prima é fabricado através da areia, de onde se retira a sílica e depois de adicionado a barrilha, de onde vem o sódio e o calcário de é surge o cálcio.

Como é feito o vidro?

Como já dissemos, o processo de fazer o vidro é muito antigo, com evidências arqueológicas de mais de 2000 anos antes de cristo. Antigamente essa arte era considerado muito valiosa e também muito rara, sendo apenas atributos de reis e nobres. Hoje em dia a fabricação do vidro é feita praticamente toda mecanicamente e seus produtos são usados na construção civil e também como embalagens e recipientes para a indústria de alimentos e bebidas.

Resumidamente, na fabricação, o vidro matéria prima são misturadas em um caldeirão, onde através de fogo alto os materiais se misturam e formam um liquido incandescente que com alguns processos depois se tornam o vidro como conhecemos.

Quais os principais tipos de vidro no mercado

Existem diferentes tipos de vidros e que apesar do vidro matéria prima sejam as mesmas, possuem composições diferentes, e cada um ter uma serventia. O vidro é muito utilizado pela indústria e a construção civil e existem muitas formas de aplicação deste tipo de material em nosso dia a dia. Criamos uma lista com os principais tipos de vidro que encontramos no mercado e suas funções. Confira a seguir!

  • Embalagens: a indústria utiliza muito o vidro para fazer embalagens de seus produtos. Além de ser resistente o material é 100% reciclável o que é um ótimo atributo para as empresas que não tem desperdícios em sua fabricação;
  • Construção civil: na construção civil, o vidro matéria prima de portas e janelas que ajudam a decorar ainda mais os projetos;
  • Vidros técnicos: este tipo de vidros são muito usados em laboratórios de exames clínicos, em telas de televisão, celular e vários outros objetos;
  • Fibras de vidro: o vidro matéria prima para mantas, fios, tecidos e outros produtos que servem para fazer isolamento termoacústico em construções.

Como vimos, o vidro é muito presente em nossas vidas e praticamente todos os dias temos contato com algum tipo de produto em que o vidro é a principal matéria prima para sua respectiva fabricação. Podemos encontrar lojas especializadas neste tipo de material como vidraçarias, que cuidam principalmente dos produtos da construção civil, ou fábricas especializadas em embalagens ou outros artefatos onde o vidro é a base de todo o processo.


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende vidro matéria prima:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende vidro matéria prima: