Vidro história e curiosidades

quando o assunto é vidro história e suas curiosidades, você tem bastante conhecimento a respeito? Atualmente esse material é muito presente em nossas vidas, e é difícil imaginar como seria se ele não existisse, mas o que sabemos é que muitos produtos teriam que ser feitos a partir de outros materiais, e muitos simplesmente deixariam de existir por não ter como ser substituído, então vale a pena conhecer um pouco mais sobre vidro história.

Há registro sobre vidro história que dizem que o material já era utilizado em meados de 7.000 a.C. nas civilizações de povos babilônios, fenícios e sírios, mas a produção teve seu auge durante o período do Império Romano, mais especificamente em Veneza, e o crescimento dessa indústria continuou primeiro pelo continente europeu e depois pelo restante do Mundo. No Brasil a primeira fábrica do material surgiu no Estado da Bahia, e entrou em funcionamento em 1812.

Vidro história e seus tipos

Em meados do século 20 a tecnologia usada para fabricar vidro em grande quantidade na Europa chegou também no Brasil e se iniciou a produção em massa desse material. Com o crescimento da indústria foram surgindo novos tipos de vidro para fazer parte da vidro história no país, em 1937 por exemplo, surgiu o vidro temperado. Atualmente existem centenas de fábricas de vidro espalhadas pelo país, e entre os tipos de vidro fabricados estão:

  • Cristal, é o vidro comum, o primeiro a surgir e o mais utilizado até hoje;
  • Temperado, que é um vidro mais resistente, usado na fabricação de box para banheiro;
  • Laminado, que basicamente é feito de duas lâminas de vidro, muito usado para guarda corpo;
  • Lacado, usado para decoração de ambientes como um revestimento colorido, mas resistente.

Vidro história daqui para frente

A vidro história ainda deve evoluir muito, pois esse produto vai se adequando e sendo criado em novas configurações conforme as novas necessidades surgem, é possível que surja em alguns anos um modelo de vidro mais resistente que o laminado temperado, e talvez ainda mais barato que os modelos que existem atualmente e com personalizações mais realistas.


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende vidro história:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende vidro história: