Vidro fabricação: entenda mais sobre o material

A substituição de materiais como o vidro pelo plástico ocorreu de maneira expressiva. O plástico se mostrou como uma opção prática, menos custosa e eficiente, permitindo a distribuição e comercialização de muitos produtos.

Porém, o vidro ainda apresenta muita utilidade e muitas empresas ainda utilizam esse material, especialmente por não alterar de maneira significativa o sabor dos alimentos que acondiciona. Outro motivo importante para que o vidro fabricação ainda seja bastante utilizado está relacionado a sustentabilidade. Desse modo, o vidro pode ser reciclado ou reutilizado, gerando menos resíduos e danos ao meio ambiente. Com a preocupação ambiental sendo um dos focos de debates atuais, materiais como o vidro ganham melhores perspectivas do que o plástico.

O vidro fabricação tem em sua composição substâncias como:

  • Sílica (areia);
  • Calcário;
  • Barrilha;
  • Feldspato;
  • Sulfato de sódio;
  • Dolomita.

Vidro fabricação e seu processo

O processo do vidro fabricação mais comum ocorre por uma forma um tanto quanto artesanal, conhecido como vidro soprado, que se resume em se obter um formato esférico de vidro ao se assoprar em um tubo de aço, formando-se o formato na extremidade oposta. Esse processo acontece com a retirada do material de um forno, quando está quase fundido, de modo que é nestas condições que a técnica de obtenção por meio do sopro é realizada.

Para se obter formatos específicos, após retirar um pouco do material, o responsável pelo procedimento insere o elemento incandescente dentro de um molde. A peça é então destinada à seção de corte, de modo que a parte que une a peça ao tubo é cortada e posteriormente resfriada.

No ambiente industrial, o vidro fabricação segue de maneira similar o processo artesanal e pode ser resumido em três fases:

  • Fusão, em que o material é aquecido em altas temperaturas;
  • Moldagem, etapa em que o material adquire o formato desejado;
  • Resfriamento, feito de modo controlado, sendo esta a etapa final.

Vidro fabricação: as aplicações deste material depois de pronto

Apesar de ser um material frágil e que pode ser quebrado facilmente, o vidro fabricação conta com características interessantes que fazem a aplicação do material ser bastante interessante. Transparência, dureza, superfície lisa e impermeável, além de ser um material inerte são condições bastante favoráveis para o uso do material em diversas aplicações. Pode-se citar a fabricação de objetos domésticos, embalagens e de placas que podem ser empregadas na construção civil.

Ademais, as fibras de vidro também são bastante utilizadas na confecção de fios, mantas e outros tipos de produtos que conferem maior reforço e isolamento, como o acústico e o térmico.


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende vidro fabricação:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende vidro fabricação: