O que é o vidro duplo acústico

O vidro duplo acústico também é conhecido como insulado. Esse exemplar é bastante indicado quando o ambiente requer o bloqueio do calor proveniente da radiação solar permitindo, ao mesmo tempo, que se potencialize o aproveitamento da luz natural. Ademais, como o próprio nome indica, o vidro duplo acústico tem grande serventia para o bloqueio do som e ajuda a proporcionar maior conforto acústico.

O sistema que utiliza o emprego de duplo envidraçamento possibilita que haja combinação de vidros semelhantes ou distintos, visando aproveitar e potencializar as propriedades de cada um. Desse modo, é possível se beneficiar da combinação entre o vidro temperado e o vidro laminado, aliando a resistência mecânica do primeiro com a proteção térmica, sonora e contra a radiação solar proporcionada pelo segundo tipo de vidro.

É essa possibilidade de combinação e conjunção de propriedades que permite a aplicação do vidro duplo acústico em:

  • Projetos de construção civil;
  • Estúdios de gravação;
  • Fachadas, coberturas, sacadas, portas e janelas;
  • Hospitais, hotéis, restaurantes e casas.

Vidro duplo acústico e o vidro laminado acústico

O vidro acústico é procurado quando é necessário que haja um abafamento sonoro. O bloqueio serve para impedir que haja intervenções de barulhos gerados fora do ambiente interno, de modo que o vidro duplo é empregado na janela. Outra possibilidade é a sua utilização para impedir a transmissão de sons entre ambientes adjacentes, podendo ser usado em divisórias que separem cada espaço.

Dentre as opções de vidro acústico disponíveis é possível encontrar:

  • Vidro duplo acústico ou vidro insulado: o vidro duplo conta com duas chapas de vidros que se encontram juntas, mas não grudadas. Desse modo, entre cada chapa há um espaço vazio, lembrando que cada chapa pode ser feita de vidro laminado, melhorando ainda o isolamento acústico;
  • Vidro laminado acústico: apresenta uma película na sua parte interna, localizada entre às duas chapas de vidro. Essa película serve para prender partículas e estilhaços em caso de quebra, de modo que configura o vidro como um vidro de segurança, além de servir para bloquear a passagem de sons entre ambientes. Vale lembrar que, para ser considerado como vidro acústico, a película deve apresentar espessura mínima de 78 mm, podendo esta ser feita de resina ou polivinil. Ademais, é um tipo indicado para o bloqueio de sons mais graves.

Vidro duplo acústico pode ser obtido com diferentes combinações

O vidro duplo acústico pode ser obtido por meio da combinação de diferentes tipos de vidros. Pensando assim, é possível que haja conjuntos com vidro temperado, comum, laminado, incluindo ainda as opções coloridas ou de vidros que apresentem maior valor agregado. A definição de como será a composição do vidro duplo acústico deve avaliar a intensidade sonora do ambiente ao qual será exposto e as condições de proteção e isolamento acústico e térmico pretendidos pelo cliente.


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende vidro duplo acústico:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende vidro duplo acústico: