Vidro aramado e suas utilidades

Quando buscamos por mais segurança para janelas e coberturas feitas de vidro imaginamos vidros mais grossos e, por consequência, mais resistentes a impactos, mas isso teria uma série de desvantagens como peso excessivo, extrema dureza e pouca capacidade de modificações como cortar, furar, ou lapidar. Um vidro muito mais fino, simples e com flexibilidade suficiente para suportar pesos, proteger os usuários em casos de quebras e que tenha outras qualidades está muito mais perto de quem está construindo ou reformando, é o vidro aramado.

O que é vidro aramado?

O vidro aramado possuí, em seu interior, uma trama de arame metálico quadriculado que dá a ele maior flexibilidade, evitando que em casos de quebra estilhaços voem e machuquem quem estiver próximo a janela, além disso sua trama de de metal não permite que o vidro quebrado seja ultrapassado até o momento de substituição. Esse tipo de vidro é produzido adicionando a malha metálica no vidro ainda quando as matérias primas está em estado "pastoso", sendo necessário apenas esperar esfriar naturalmente.
Existem diferentes tipos de vidro aramado como:
  • Vidro aramado comum;
  • Vidro laminado aramado;
  • Vidro colorido aramado;
  • Vidro com textura aramado;
  • Vidro com malhas pequenas.
Entre as principais aplicações para esse tipo de vidro estão as áreas abertas de empresas, condomínios e lugares de grande circulação de pessoas (como prédios públicos), evitando assim que em caso de quebras alguém seja atingido e se machuque. Para uso em interiores o vidro aramado é indicado para decoração por contar com uma gama variada de cores, podendo também ser impresso (vidro com desenhos em sua superfície) ou translúcido e ser utilizado como um vidro resistente para servir de cobertura de áreas abertas de residências.

Vidro aramado para privacidade?

Uma característica importante do vidro aramado é sua capacidade ser utilizado para aumentar a privacidade de um ambiente já que, por conter uma pequena malha metálica em seu interior, ele “borra” a superfície do vidro, mas ao mesmo tempo permite que a luminosidade natural ou artificial passe por ele mantendo o ambiente iluminado e seguro não havendo necessidade de outros de características para que ele preserve a privacidade do ambiente.

Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende vidro aramado:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende vidro aramado: