O que é e onde usar o vidro acidato

A indústria dos vidros conta com uma gama extensa e produtos e com certeza ainda existe algum que você não tenha ouvido falar. Isso porque todos vem da composição comum de areia, calcário, barrilha e corantes ou descorantes, porém durante a produção passam por processos que os tornam diferenciados.

Um exemplo disso é o vidro acidato que lembra muito o jateado e que pode ser fabricado a partir do vidro temperado ou laminado. Ele possui uma série de vantagens que são:

  • Tem um aspecto opaco;
  • Permitem a passagem de luz;
  • Tem alta resistência;
  • É fácil de limpar e não gruda gordura ou fica com manchas;
  • Pode ser usado em portas, boxes de banheiro, móveis, divisórias e muitos outros produtos.

Processo de produção do vidro acidato

O vidro acidato tem um processo de produção bem simples e realizada a partir de uma placa de vidro que é colocado em um recipiente contendo ácido fluorídrico. Esse ácido dá ao vidro uma aparência fosca e textura homogênea e mesmo que visualmente ele e o jateado sejam parecidos, a forma de fabricação é muito diferente, o que dá ao vidro acidato algumas vantagens.

O vidro jateado é confeccionado a partir da dispersão de grãos de área ou outros materiais corrosivos com força na sua superfície, o que gera microlascas. Com isso, mesmo que de forma discreta é possível sentir um aspecto texturizado nele e é ai que são acumuladas sujeiras. Isso não acontece com o acidato porque ele é inteiro homogêneo, havendo também uma maior facilidade de limpeza por isso.

Opções de vidro acidato

As cores mais comuns em que o vidro acidato é encontrado são o incolor, que tem um aspecto esbranquiçado, extra clear e o fumê. Porém, se ele for confeccionado com o vidro temperado é possível também encontrá-lo no verde, azul e marrom. Além disso, ele é fabricado com diferentes espessuras, que variam entre 4 e 10 milímetros.

Os mais finos podem ser usados para acabamentos que não requerem muita resistência, enquanto que o vidro acidato de espessura maior é mais indicado para boxes de chuveiro e portas.


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende vidro acidato:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende vidro acidato: