Por trás da indústria vidro

Quando o assunto é vidro muitas pessoas tem uma ideia equivocada do que é a industria por trás disso tudo. A maioria das pessoas imagina que uma vidraçaria é responsável pela fabricação, personalização, distribuição e da instalação de todas as peças de vidro vendidas no local, mas a história não é bem assim. Diversas vezes o vidro que é vendido em uma vidraçaria, ou até mesmo em lojas de materiais de construção ou reforma, é produzido em uma fábrica muito distante daquela loja que você conhece.

A fábrica de vidros por dentro

Para que a produção e confecção de objetos e peças de vidro grandes e complexas sejam realizadas, um local muito grande e com fornos adequados é necessário, além de um grande estoque para armazenar as peças prontas e outro manter uma grande quantidade das matérias primas necessárias para fazer vidros de diferentes tipos e qualidades. Em um local como uma indústria vidro os processos que transformam vidros simples em tipos especiais também é necessário. Entre os vidros especiais mais comuns feitos nesse local estão:

  • Vidro temperado;
  • Vidro laminado;
  • Vidro jateado;
  • Vidro anti reflexo;
  • Vidro aramado.

Como esses vidros são produzidos?

Em geral os vidros são feitos com matérias primas básicas como areia, sílica, barrilha e corantes, ou descolorastes. Os processos que são usados para sua produção que divergem de modelo para modelo. Alguns tipos de vidro são feitos usando altas temperatura e, quando resfriados, o choque térmico lhe dá características únicas que aumentam sua durabilidade, flexibilidade e dureza.

Já outros modelos são usam diversas lâminas de vidro comum, unidas por um polímero que garante um vidro muito resistente a praticamente todo tipo de impacto e não se estilhaça. Existindo também os que possuem tramas metálicas em seu interior.

Como saber qual escolher?

A indústria vidro não fornece peças diretamente ao consumidor comum, os modelos feitos por ela são entregues para vidraçarias e distribuidores de vidro que realizam a comercialização para o varejo. Contudo os vidro que são entregues pela indústria vidro são brutos e com os formatos que foram produzidos, cabe a vidraçaria de sua confiança, com seu vidraceiro, executar o trabalho que você deseja com beleza e qualidade.


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende indústria vidro:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende indústria vidro: