Qual é a função de um guarda corpo sacada

O guarda corpo sacada é uma estrutura que possui como principal objetivo promover a segurança de quem transita pelo local, evitando acidentes e quedas de altura. Existem algumas normas técnicas que definem questões como a altura e as dimensões do projeto, para garantir ainda mais a segurança oferecida pela estrutura, que pode ser confeccionada com a utilização de diferentes matérias-primas e acabamentos.

Mesmo que o objetivo de um guarda corpo sacada seja evitar quedas e acidentes graves, hoje em dia, com a grande variedade de materiais e modelos disponíveis, o guarda-corpo acaba fazendo parte do design do ambiente, e a sua fabricação pode e deve seguir o mesmo estilo de decoração de todo o imóvel (que pode ser residencial ou comercial). Para isso, é importante conhecer os modelos mais comuns de guarda-corpo.

Tipos mais comuns de guarda corpo sacada

Em relação aos materiais utilizados na confecção da estrutura, os modelos mais comuns de guarda corpo sacada encontrados no mercado são:

  • Guarda-corpo de vidro;
  • Guarda-corpo de madeira;
  • Guarda-corpo de aço inox;
  • Guarda-corpo de alumínio;
  • Guarda-corpo de mármore.

O modelo de guarda corpo sacada de vidro traz mais modernidade para o ambiente, e possui boa resistência e segurança, principalmente no caso do vidro temperado, que evita a formação de cacos pontiagudos que podem machucar e causar ferimentos. No caso do guarda-corpo de madeira, o material oferece uma estética mais rústica e, ao mesmo tempo, elegante e versátil, que pode ser combinada com outros materiais.

Já os modelos feitos de aço inox e de alumínio são uns dos mais acessíveis financeiramente, além de serem leves e de fácil manutenção. Em compensação, para quem busca uma decoração mais sofisticada, uma das alternativas é o guarda corpo sacada feito de mármore. Apesar de ser uma das opções mais caras do mercado, esse tipo de material é bastante utilizado em construções luxuosas.

Segurança e qualidade devem ser asseguradas

Independentemente do tipo de guarda corpo sacada escolhido, tanto a confecção como a instalação da estrutura devem seguir as orientações técnicas de segurança. Para isso, é importante conhecer as lojas especializadas na fabricação e na instalação de guarda-corpos e averiguar como é realizado o processo de produção e qual a reputação do estabelecimento no mercado especializado.


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende guarda corpo sacada:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende guarda corpo sacada: