Saiba o que é guarda corpo metal

É comum frequentar ambientes como shoppings, prédios e até mesmo empresas em que o uso de proteção estrutural é necessária para preservar a integridade física dos usuários. Afinal, sem determinados tipos de cuidados, muitos acidentes podem acontecer e prejudicar instituições e afins.

Essa proteção é o guarda corpo, um equipamento que pode ser instalado em sacadas, rampas, corredores e outros ambientes que possuam um desnível de. no mínimo, um metro de altura.

Conheça os benefícios do guarda corpo metal

Ficou claro com a explicação anterior que o guarda corpo é uma estrutura que permite ampliar a proteção de diversos ambientes. Mas saiba que, quando feito à base de metal, além da mera segurança, o material oferece ao usuário benefícios como:

  • Pode ser usado em diversos ambientes que apresentem desnível de um metro de altura;
  • É um material bastante maleável, o que permite que seja instalado de diversas formas;
  • É ductível. Se receber uma determinada pressão, o guarda corpo metal pode se transformar em fios e lâminas;
  • Por conseguir absorver e irradiar luz, o equipamento apresenta um brilho bastante característico.

Conhecidas as propriedades benéficas contidas no guarda corpo metal, você agora está apto para conhecer quais são as regras para que essa estrutura seja instalada de forma adequada.

Regras para instalação do guarda corpo metal

Você já deve ter ido à casa de amigos e parentes e observado que as sacadas, varandas e corredores dispunham da proteção em questão. No entanto, o que talvez tenha lhe escapado é que para esse equipamento estar ali, os responsáveis pelo local devem ter o conhecimento das regras necessárias para que a instalação da estrutura seja feita de forma adequada. Veja quais são:

  • Deve ter uma altura mínima de 1,10m do piso, quando em locais elevados, e 85cm do piso em escadas;
  • Entre o piso acabado e a parte superior do peitoril, a altura mínima deve ser de 1,10m. Isso evita a queda de crianças;
  • Deve ser fixado ou no chão ou na parede;
  • A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) obriga que o guarda corpo metal tenha, quando em ambientes externos, uma estrutura arredondada para que pessoas possam utilizá-lo.

Agora que já foi conhecido todo o aspecto legal da estrutura, está na hora de fazer dela a nova integrante de sua casa. Assim, seu lar terá oferecerá proteção e segurança adequadas para a sua família.


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende guarda corpo metal:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende guarda corpo metal: