Conheça a importância do guarda corpo escada

O guarda corpo escada é um item de segurança considerado essencial para garantir que não seja possível que quem está utilizando uma escada ou rampa sofra uma queda e passe pelo vão entre o chão e o corrimão. Porém, esse não é um produto opcional e de acordo com a norma ABNT/NBR 14.718 qualquer construção que possua rampa, escada, mezanino ou corredor com um desnível maior do que 1 metro deve possuir um guarda corpo escada instalado.

Tipos de guarda corpo escada

O guarda corpo escada pode ser produzido com diferentes materiais e graças a isso consegue se adaptar a praticamente todos os estilos de decoração. Inclusive, esse é um produto que pode ter um design muito sofisticado, agregando beleza ao ambiente e chamando a atenção.

Em muitas construções mais antigas são encontrados os guarda-corpos de concreto, que têm uma excelente durabilidade e conseguem ser mais fechados e privativos. Há também o guarda corpo escada de alumínio, muito encontrado na cor branca. Ele recebe um tratamento especial e uma pintura eletrostática para garantir a sua maior durabilidade e normalmente possui um formato mais horizontal com grades.

O alumínio é muito aplicado como estrutura para o guarda corpo escada de vidro, visualmente formando diversos quadrados um ao lado do outro com o vidro os preenchendo. O vidro também pode ser usado para a produção de um dos guarda-corpos mais bonitos do mercado. Esse é fixado com pataca, que é um instrumento de ligação arredondado feito de aço escovado cromado.

Outra opção é o guarda corpo escada de inox, que é muito leve e facilmente moldável, sendo assim muito utilizado para a criação de um produto mais artístico. Além disso, existe também o guarda-corpo em alvenaria e PVC.

Instalação do guarda corpo escada

Independente do tipo de guarda corpo escolhido é essencial que ele seja confeccionado e instalado da maneira correta, para garantir a durabilidade do produto e também a sua fixação e segurança. Para isso existem algumas regras:

  • Quando o guarda corpo escada possuir hastes laterais a distância entre elas deve ser de 11 centímetros;
  • Se ele for de aço deve ser ancorado em concreto a, no mínimo, 70 milímetros de profundidade;
  • A altura mínima entre o guarda corpo e o piso é de 1.100 milímetros;
  • Caso o produto possua um fechamento com menos de 45 centímetros de altura e travessas horizontais ele deve ter um elemento que dificulte a escalada.

Existem ainda mais normas e para conhecer todas elas basta consultar o que diz na regulamentação ABNT/NBR 14.718.


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende guarda corpo escada:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende guarda corpo escada: