Por que utilizar uma fachada em vidro

A utilização de uma fachada em vidro, material sustentável e que pode ser combinado com matérias-primas diferentes (como a madeira, por exemplo), confere ao imóvel (comercial ou residencial) um design atual e elegante. Além da boa estética visual, a utilização de vidro como peça de arquitetura e decoração costuma oferecer benefícios funcionais e boa segurança para o local onde será instalado.

Apesar da sua popularidade nos segmentos de arquitetura e decoração, a utilização de uma fachada em vidro pode trazer certa insegurança para os consumidores, que muitas vezes consideram o vidro como um material extremamente frágil. Por esse motivo, é importante que as vantagens e os benefícios que a instalação de uma fachada feita com vidro pode oferecer aos proprietários do imóvel fiquem claros no momento de planejar a fachada.

Vantagens da fachada em vidro

De maneira geral, as principais vantagens e benefícios oferecidos pela utilização de uma fachada em vidro são:

  • Maior luminosidade;
  • Elegância e modernidade;
  • Conforto acústico e térmico;
  • Interação entre o interior e exterior.

A fachada em vidro confere maior luminosidade para o ambiente justamente porque promove a interação do ambiente interno e externo, fazendo com que a utilização da luz elétrica seja diminuída. Além disso, hoje em dia existem técnicas que conferem ao material um bom isolamento acústico e térmico, evitando o aquecimento do ambiente e que sons externos atrapalhem o sossego do local.

Em relação ao tipo de material utilizado na confecção da fachada em vidro, é importante que o produto seja altamente resistente, como é o caso do vidro temperado. Esse tipo de vidro é o mais indicado porque foi submetido a um tipo de tratamento especial que, além de torna-lo mais resistente contra impactos, impede a formação de cacos pontiagudos que possam ocasionar ferimentos em caso de acidentes.

Confecção e instalação profissionais

Para garantir que a fachada em vidro seja confeccionada e instalada em segurança, é fundamental escolher com atenção a vidraçaria que irá realizar o corte da peça: o local deve ser especializado e oferecer profissionais experiente e qualificados para a execução dessa tarefa, seguindo as normas técnicas de segurança. Sobre a instalação, também é importante escolher adequadamente os profissionais responsáveis, para que a estrutura não seja danificada durante a execução do processo.


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende fachada em vidro:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende fachada em vidro: