Fabricação de vidro é um processo minucioso e cuidadoso

O vidro é um dos elementos mais utilizados na construção civil, sendo aplicado em janelas, portas, fachadas, varandas, espelhos e muitos outros produtos que além de serem muito funcionais ainda agregam na beleza do ambiente. Tudo isso só é possível graças ao cuidadoso processo de fabricação de vidro, que envolve diferentes etapas de acordo com a matéria-prima que se deseja confeccionar.

A fabricação de vidro tem início com os componentes que são colocados na sua mistura e são eles a areia, calcário, barrilha e corantes ou descorantes. Em seguida o processo irá se diferenciar de acordo com o vidro desejado, sendo que cada um deles passa por uma confecção diferente.

Temperagem é a principal forma de fabricação de vidro

Um dos tipos de vidro mais utilizados é o temperado e ele passa por um tipo de produção chamado de temperagem. Esse modo de fabricação de vidro utiliza uma têmpera, que aquece a matéria-prima a temperaturas muito altas para em seguida resfriá-la, promovendo um choque térmico.

O produto final é um vidro cinco vezes mais resistente que os comuns e que suporta choques e variações de temperatura com baixa possibilidade de quebra. Porém, após finalizada a temperagem ele não pode mais ser alterado, portanto a medida e os furos devem ser definidos antes de colocá-lo no molde.

Existe também o vidro temperado esmaltado que passa pela mesma forma de fabricação de vidro temperado comum, porém na sua mistura é incluída uma tinta cerâmica que faz com que ele possua diferentes cores, que podem ser usadas para as mais variadas finalidades.

Vantagens e diferenciais do vidro

É devido à união entre o processo de fabricação de vidro e os componentes da mistura que esse produto consegue ganhar tantas características positivas, sendo considerado um dos mais vantajosos do mercado. Dentre os seus maiores diferenciais estão:

  • Múltiplas possibilidades de utilização;
  • Baixa necessidade de manutenção;
  • Muitos vidros promovem um isolamento acústico e térmico;
  • São bonitos e sofisticados;
  • Permitem a entrada de luz natural;
  • Possuem excelente durabilidade.

A fabricação de vidro é minuciosa, porém, se bem executada consegue ter como resultado uma matéria-prima que não desaponta quem a escolhe.


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende fabricação de vidro:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende fabricação de vidro: