A origem e criação do vidro

O vidro é um elemento muito utilizado hoje em dia em todos os lugares, ele serve para muitas coisas e se tornou ao longo dos anos uma matéria-prima indispensável para todas as pessoas. Desde criação do vidro passou por algumas mudanças para se tornar mais resistente e seguro, mas a base de sua produção não sofreu grandes mudanças.

De onde o vidro vem?

A verdadeira origem do vidro é incerta, mas costuma ser atribuída aos antigos egípcios onde as primeiras peças de vidro foram encontradas, datando mais de 4.000 anos antes de Cristo. No início eram criados apenas blocos maciços, até que começaram em outro momento a despejar a mistura em fôrmas para torná-los em vasilhas, depois, começaram a criar janelas.

Mas os babilônios que deram o grande impulso a essa tecnologia, ao inventarem um instrumento que permite moldar o vidro no formato desejado. Na Roma antiga, pequenos pedaços de vidro de várias cores eram cortados e unidos como em mosaico, o que se tornou a base da produção veneziana.

Como é criado?

Para a criação do vidro é necessário ter a matéria-prima que não pode falta para produzi-lo: a areia, calcário, barrilha (carbonato de sódio), alumina (óxido de alumínio), óxido de cálcio e corantes ou descorantes. Essa é a base do vidro, mas para a criação do vidro de diferentes tipos, como o de chumbo, por exemplo, mais elementos são acrescentados para ter o resultado esperado.

Outros tipos de vidro e suas finalidades:

  • Vidro para embalagens;
  • Vidro plano;
  • Vidros domésticos;
  • Fibras de vidro;
  • Vidros técnicos.

E como ele é fabricado?

O processo básico da fabricação do vidro pode ser produzido de forma industrial ou artesanal desde que tenham todos os equipamentos necessários para sua fabricação. Para fazer o vidro, toda a matéria-prima é colocada em um misturador. O que sai de lá é levado a um forno de fusão, que está aquecido em aproximadamente 1700ºC, onde toda a mistura se transforma em vidro, pelo efeito do calor. Depois, ele é conduzido a máquina de conformação, que é utilizada de acordo com o tipo de vidro que está sendo criado.


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende criação do vidro:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende criação do vidro: