Cortar vidro em casa é uma boa ideia?

Não é todo dia que decidimos reformar uma casa ou apartamento. Muito tempo de planejamento e estudo é necessário para que isso seja uma tarefa que dê alegria ao invés de dor de cabeça, contudo nem tudo sai como o imaginamos sempre. Uma peça de vidro foi comprada, após uma medida não muito bem feita, e na hora da instalação a surpresa, ela não cabe. A solução que muitos escolhem é cortar o vidro em casa para que se adeque ao tamanho, mas isso é seguro?

Como cortar vidro?

O vidro é um material muito simples feito com elementos naturais e calor e sua dureza varia em relação ao tipo de processo que foi usado para sua produção e claro a espessura do vidro. Na internet é possível achar diversas formas, muitas delas extremamente perigosas, de cortar o vidro de garrafas, janelas, tampos e vários outros objetos. Esses modos geralmente envolvem o processo de “riscar” o vidro com algum objeto metálico pontiagudo e posteriormente aquece-lo para depois resfria-lo, fazendo com que o vidro se quebre no local onde foi marcado, mas isso pode levar o vidro a estourar e provocar graves acidentes.
Um profissional treinado e com prática na realização desse tipo de tarefa usa materiais especiais, feitos especificamente para cortar vidro, como o cortador manual. Essa ferramenta, que se assemelha a uma caneta com uma ponta que possui vários pequenos diamantes que permitem que uma marcação firme e correta no vidro permitindo assim que na hora de fazer o corte ou dobrar para “quebra-lo” a parte mais frágil ceda em segurança.
Quais são os vidros que podem ser cortados?
  • Vidro comum;
  • Vidro laminado;
  • Vidro colorido;
  • Vidro anti reflexo;
  • Vidro jateado;
  • Vidro serigrafado.

Algum vidro é impossível de cortar?

Por conta de suas características de dureza e resistência o vidro temperado não pode ser cortado, lapidado, furado ou forçado. Todas essas ações farão com que esse vidro estoure e se estilhasse. Existem diversas tipos de cortadores de vidro e formas que prometem cortar vidro temperado, mas nenhuma delas realmente funciona.

Sempre que for necessário cortar ou furar um vidro desse tipo é necessário solicitar com antecedência para que um profissional faça as marcações, cortes e furos antes do processo final de preparação evitando acidentes e garantindo a segurança.


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende cortar vidro:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende cortar vidro: