A importância dos corrimãos ou corrimões

Ideais para serem instalados nas laterais de escadas e rampas, os corrimãos ou corrimões são itens de segurança essenciais e servem para que haja um apoio para o corpo de quem está subindo ou descendo, dando mais equilíbrio a pessoa.

A escolha por ter ou não esse produto não é opcional e existe uma lei número 11.228 de 1992 que obriga obriga os imóveis que possuem escadas ou rampas a terem corrimãos ou corrimões instalados. De acordo com essa regulamentação eles devem:

  • Ser instalados em ambos os lados;
  • Precisam estar colocados entre 0,75 e 0,85 metro acima do nível de bordo dos pisos;
  • A largura mínima deles deve ser de 0,05 metro;
  • Sua fixação deve somente ser feita pela parte inferior;
  • Eles precisam estar afastados a, no mínimo, 0,04 metro da parede;
  • O final dos corrimãos ou corrimões deve ser curvo;
  • É necessário haver uma resistência mecânica de até 300 kg em qualquer ponto.

Materiais usados na produção dos corrimãos ou corrimões

Esse produto pode ser confeccionado em diversos materiais e cada um deles conta com as suas características próprias. O mais usado é o aço, muito encontrado em estabelecimentos comerciais. Os corrimões feitos com essa matéria-prima são muito versáteis e tem alta durabilidade, podendo ser encontrados com diversas cores e acabamentos.

Há também modelos de corrimãos ou corrimões de alumínio que são os mais leves e mais baratos do que os de aço. Eles têm uma alta resistências as variações climáticas e podem ser confeccionados em vários modelos, tendo uma fácil manutenção. Outra opção de corrimãos ou corrimões são os de madeira, uma versão clássica e sofisticada. Eles podem ser feitos no mesmo material da escada e o único cuidado é com cupins que podem atacá-los.

Guarda-corpos

As escadas que possuem um desnível maior do que 1 metro devem possuir paredes ou guarda-corpos nas suas laterias, além dos corrimãos e corrimões.

O guarda-corpo é uma estrutura fechada que se encontra abaixo do corrimão e pode ser fabricado em vidro, aço, alumínio e também madeira. Os modelos de vidro são os mais sofisticados e contam com uma excelente resistência, dando maior segurança ao local, além de torná-lo mais bonito.


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende corrimãos ou corrimões:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende corrimãos ou corrimões: