Corrimão de ferro: uma garantia de segurança

Subir e descer escadas para a maioria das pessoas é uma tarefa simples do dia a dia que, apesar de cansativa, é feita diversas vezes de um jeito rápido e seguro. Mas precisamos entender que outras pessoas, entre elas idosos, pessoas com mobilidade reduzida, gestantes, crianças e também deficientes visuais se locomovem por escadas e para isso medidas de segurança devem ser adotas para evitar qualquer tipo de acidente ou ferimento, essa medida é muito simples e todos a conhecem, é o corrimão de ferro.

Como instalar um corrimão?

No geral, os corrimões são instalados em paredes para auxiliar na subida e na descida dos usuários garantindo que em casos de escorregões, ou qualquer outro tipo de incidente, ele possa se segurar usando as mãos evitando quem um ferimento mais grave aconteça. Porém esse é o tipo mais comum de corrimão encontrado para aplicações específicas existem outros modelos como:
  • Corrimão para lugares abertos: feito de aço inoxidável esse produto é ideal para ser usado em escadas que fiquem expostas ao sol e até mesmo a chuva como em parques e prédios públicos;
  • Corrimão para lugares fechados: o corrimão de ferro é o mais indicado para esse tipo de uso porque seu material é bem mais resistente, porém também é suscetível a corrosões sendo ideal para utilizações em escadas internas como de prédios, lojas ou até mesmo casas;
  • Corrimão de madeira: esse modelo, um pouco mais antigo, em comparação aos demais, deve ser usado apenas em lugares fechados protegidos da chuva por conta de seu material. Seu preço também é muito superior aos outros modelos;
  • Corrimão acessível: feito para ser encaixado tanto nas paredes quanto no chão dos locais, esse item pode ser feito de aço inox, em lugares abertos ou um corrimão de ferro para lugares fechados, e permitem que pessoas com mobilidade reduzida tenham acesso a apoios adaptados para sua locomoção.

Qual é a importância do corrimão?

Pode não parecer, mas se locomover sem dificuldades é um privilégio para muitas pessoas que possuem algum tipo de limitação. Seja em corredores, escadas, rampas ou outros tipos de subidas e descidas o uso do corrimão não é apenas importante, mas também obrigatório. O Corpo de Bombeiros realiza inspeções para garantir que os corrimões estejam instalados corretamente em condomínios, prédios comerciais, empresas, shoppings etc, e em caso de não cumprimento de regra o local pode ser multado.
Muitas pessoas dependem desse item para garantir que sua ida ou vinda seja segura e tranquila, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) determina uma série de parâmetros para que a instalação seja feita da maneira correta. O corrimão de ferro é um dos excelentes modos de garantir acessibilidade para todos e beleza para sua construção ou reforma, seja em casas adaptadas, corredores, rampas ou outros lugares a boa opção está garantida.

Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende corrimão de ferro:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende corrimão de ferro: