Corrimão alumínio com vidro garantem a segurança?

Os componentes que servem como forma de segurança geram maior dúvida e devem escolhidos com cautela. O Corrimão alumínio com vidro, por exemplo, gera dúvida quanto à sua segurança por conta dos materiais usados em sua fabricação.

A boa notícia é que não há impeditivos para esse tipo de combinação no emprego e fabricação do corrimão alumínio com vidro. Dessa forma, é possível aliar estética sem comprometer a segurança. Deve-se lembrar que a estrutura desse tipo de estrutura deve estar de acordo com as normas de segurança da ABNT NBR 9077 e também da NBR 9050.

Sendo assim, o corrimão alumínio com vidro deve apresentar formato anatômico, evitando arestas vivas, seguir as condições de altura com relação ao piso e estar afastada da parede na proporção indica. Além disso, a fixação deve ser feita na parte inferior, sem prejudicar o uso do corrimão.

Corrimão alumínio com vidro: qual tipo de vidro escolher

O emprego do vidro ganhou espaço em diferentes aplicações, de modo que sua presença em projetos de escadas, corrimãos e guarda-corpos se tornou bastante popular. Esse tipo de uso acompanhou tendências de outros países, de modo que os clientes procuram formas e modelos bastante diferenciados, obrigando fabricantes a desenvolver e acompanhar design e conceitos mais modernos.

Com relação ao tipo de vidro, é comum que para o corrimão alumínio com vidro sejam empregados os denominados vidros de segurança, como o laminado e o temperado. Apesar de serem visualmente semelhantes eles possuem características diferentes.

O tipo temperado passa por um processo de resfriamento específico que ajuda a aumentar sua resistência mecânica. Além disso, quando sofrem um impacto muito forte e quebram, produzem estilhaços que não oferecem grandes riscos, dado que são formas menos cortantes e pontiagudas.

O vidro laminado, por sua vez, é composto por duas placas de vidro, de modo que entre elas encontra-se uma película de resina ou de polivinil, conferindo maior resistência ao material. Por isso, ao quebrar, os estilhaços permanecem unidos. Já com relação ao uso, é comum encontrar aplicação destes materiais em:

  • Bancos;
  • Shoppings;
  • Apartamentos;
  • Fachadas de casas e estabelecimentos comerciais.

Corrimão alumínio com vidro e guarda-corpo

O corrimão alumínio com vidro deve ser encarado como a união entre o corrimão, feito em alumínio, e o guarda-corpo, neste caso feito com vidro. O corrimão consiste na parte alta, que serve de apoio e acompanha toda extensão da escada ou rampa. O guarda-corpo, por sua vez, encontra-se logo acima do piso, de modo que impede, ou dificulta a passagem abaixo do corrimão.

A união destes dois elementos confere não só maior segurança ao local, mas podem também ser usados como forma de obter resultados visuais mais arrojados e modernos.


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende corrimão alumínio com vidro:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende corrimão alumínio com vidro: