Composição do vidro comum

O vidro é um material produzido a partir de materiais inorgânicos que podem ser encontrados em abundância na natureza. A produção deste material pode ser feita em larga escala no setor industrial e também por processos artesanais. Quanto a composição do vidro comum, é possível verificar que a mistura que dá origem ao material contém basicamente elementos como:

  • Barrilha (carbonato de sódio);
  • Calcário (carbonato de cálcio);
  • Sílica (dióxido de silício).

Estes três compostos inorgânicos são triturados e, por meio de mistura em proporções adequadas são usados para fabricação do vidro comum. Vale lembrar que, as formas recicladas contêm também em sua composição cacos de vidro, viabilizando a reciclagem do material.

É essa composição do vidro comum elementar que é levada para os fornos para que sejam fundidos e passem para uma forma pastosa que será posteriormente resfriada, dando origem ao vidro comum.

Composição do vidro comum e suas aplicações

Uma grande variedade de materiais pode ser obtida por meio de diferentes tipos de composição do vidro comum. Tais variações dependem da finalidade para a qual o vidro será empregado.

Sendo assim, é possível verificar os seguintes tipos de aplicações:

  • Embalagens: são as garrafas, frascos e potes;
  • Construção: vidros de janela, para-brisas de automóveis e espelhos;
  • Domésticos: Tigelas, travessas, copos, panelas e pratos;
  • Eletrodomésticos: fogões, geladeiras e micro-ondas;
  • Outros tipos de objetos como lâmpadas, vidros para laboratórios, isolantes térmicos, entre outros.

As características dos vidros e os tipos existentes

As características dos vidros estão intimamente relacionadas a sua composição. O vidro é uma substância homogênea, amorfa, cujas qualidades principais são sua transparência e dureza. A composição do vidro comum permitiu que sua aplicação ganhasse espaço no setor industrial por conta das suas características como dureza, resistência, propriedades ópticas, térmicas e acústicas.

Além disso, o vidro é um material 100% reciclável, de modo que ajuda a reduzir os impactos gerados por conta da sua fabricação. A incorporação de cacos de vidros e outras práticas, como o reuso contribuem para que o vidro seja uma alternativa de material bastante interessante. Com relação aos tipos de vidro, é possível encontrar um grande leque de possibilidades, dentre eles o vidro plano, de segurança (temperado, aramado e laminado) e acústico.


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende composição do vidro comum:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende composição do vidro comum: