Conheça a composição de vidro

O vidro é um produto milenar, tanto que seus primeiros registros datam de sete mil anos atrás. O curioso sobre o material, porém, é que ele não foi inventado e sim descoberto. De acordo com alguns estudos, acredita-se que tudo aconteceu quando mercadores fenícios evidenciaram o material ao realizarem uma fogueira na praia.

A composição de vidro, portanto, é formada por fogo, areia e nitrato de sódio. Apenas. Hoje em dia, porém, a tecnologia evoluiu muito no ramo e é possível de se encontrar inúmeros modelos vidreiros com as mais diferentes características.

Tipos de composição de vidro

Realmente são várias. Algumas são utilizadas para fins puramente decorativos, outras são usadas no setor de construção civil. Mas o fato é que esse material está presente por todos os lados. É interessante, contudo, conhecer quais são os tipos vidreiros mais comuns de serem encontrados no mercado. Veja:

  • Float: É o tipo mais comum de todos. Não possui composição de vidro específica e pode ser encontrado nas cores fumê, transparente e esverdeada;
  • Temperado: Certificado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) em segurança;
  • Refletivo: Possui características de espelho, mas permite que as pessoas de fora não consigam ver o que se passa nos ambientes internos;
  • Insulado: Aproveita o máximo da luz solar ao mesmo tempo em que protege contra os raios UV.

Conhecidos os tipos de vidro, agora seria interessante que você também soubesse onde esse material é mais aplicado. Para ter essa informação, basta ler o próximo tópico.

Aplicações da composição de vidro

Por mais que esse produto seja um dos mais versáteis da atualidade, ele também possui aplicações que são mais indicadas. Conhecê-las pode te abrir horizontes, uma vez que existem algumas que são pouco conhecidas por grande parte das pessoas. Veja abaixo quais são elas:

  • Tijolos;
  • Portas e janelas;
  • Pisos;
  • Piscinas;
  • Varandas e sacadas.

Essas são apenas algumas das aplicações possíveis de se fazer com o produto. O fato é que a composição de vidro é um material extremamente usual e versátil, pois como foi mostrado anteriormente, ele pode assumir diversas características diferentes e ainda ser usado em inúmeros ambientes e situações.


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende composição de vidro:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende composição de vidro: