Coluna de inox para guarda corpo: o que é um guarda corpo?

O guarda-corpo pode ser definido como um item de proteção e segurança, que costuma estar presente em escadas, rampas, mezaninos e passarelas. Esse elemento também pode ser chamado de balastrada e gradil, de modo que sua presença é importante, uma vez que evita acidentes, como quedas.

Dessa forma, existe a obrigatoriedade de sua instalação quando existe um desnível que supere um metro de altura. Em casos de rampas com inclinação menor do que trinta graus, a presença guarda-corpo também é dispensável.

Apesar de ser um componente de segurança, o guarda-corpo também apresenta um lado relacionado a decoração. Sendo assim, podem contar com a presença da coluna de inox para guarda corpo, proporcionando um aspecto visual bastante atraente. Sendo assim, a coluna de inox para guarda corpo pode ajudar a complementar a composição de materiais e formatos em um ambiente, trazendo maiores possibilidades de aliar segurança e beleza em um mesmo projeto.

Coluna de inox para guarda corpo: dicas para a instalação

A presença da coluna de inox para guarda corpo não interfere nas condições de recomendações determinadas pela norma técnica da ABNT NBR 14718 que garante maior segurança e qualidade para obra e seus usuários.

Por se tratar de um material que compõem uma estrutura de risco, o uso da coluna de inox para guarda corpo é recomendada, uma vez que apresenta alto desempenho como material de fixação e segurança.

Com relação as dicas de instalação, devem ser seguidas as orientações:

  • A medição deve ser feita com precisão;
  • A criação de gabaritos em material, como placas de mdf, ajudam a simular os resultados do projeto a ser concretizado;
  • É preciso garantir o alinhamento dos furos, além de seguir a recomendação da norma da ABNT NBR 14718;
  • Seguir a distância mínima entre as colunas de ancoragem.

Coluna de inox para guarda corpo e outros materiais indicados para guarda corpo

Os materiais a serem usados no guarda-corpo também devem seguir as normas existentes. A coluna de inox para guarda corpo é somente um dos tipos de materiais que podem empregados. Sendo assim, é possível escolher entre outros materiais, como vidro, concreto, alumínio e o PVC.

A escolha de materiais como o aço inox, alumínio e PVC costumam ser mais usados em escadas, varandas, sacadas e mezaninos. Eles permitem uma boa circulação de ar, são fáceis de limpar e apresentam boa durabilidade.


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende coluna de inox para guarda corpo:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende coluna de inox para guarda corpo: